Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

sexta-feira, 26 de julho de 2013

‘MAIS MÉDICOS', O BOLSA FAMÍLIA DA SAÚDE?


*Pesquisa do Ibope reitera o sabido e a mídia oculta o  ruído: protestos de rua fizeram despencar 24 pontos a aprovação ao governo federal, entre junho e julho.
** mas 68% dos entrevistados consideram o governo Dilma entre ótimo e regular; 45%  confiam na Presidenta; no Nordeste, 58%. 

O sucesso delineado na expressiva adesão dos municípios ao programa ‘Mais Médicos' merece análise exaustiva.Talvez represente mais que um alívio pontual no cerco conservador anabolizado pelas manifestações de junho, cuja corrosão no apoio ao governo tem sido meticulosamente atualizada, em  rodízio reiterativo, pelos  institutos de pesquisa. O  programa lançado pelo ministério da Saúde, há menos de um mês,  poderá inspirar uma bem-vinda reconciliação com a dimensão política da luta pelo desenvolvimento, esgarçada por um certo economicismo nos últimos anos. Não se trata de desdenhar o que é fundamental: o planejamento público de longo prazo, algo de que tanto se ressente a economia brasileira. Mas não se pode reduzir um governo a um escritório de acompanhamento de projetos. Intuitivamente, o ‘Mais Médicos' ataca esses desvios. Seu desenho resgata um modelo de ação engajada cuja cepa  remete às premissas da política de segurança alimentar, combate à fome e à miséria, lançada no início do governo Lula, em 2003. Atacar o emergencial e o estrutural, ao mesmo tempo e com igual intensidade, era o cerne da estratégia contra o que se tornou intolerável. Fixar prazos críveis e benefícios visíveis no horizonte imediato da população, um ingrediente mobilizador. Outro: estabelecer metas de apelo popular que colocavam sob pressão  instancias políticas e administrativas, de cuja adesão dependia o sucesso da política. O ‘Mais Médicos' foi lançado em oito de julho.Até 8 de agosto estará estruturado. Em 30 dias terá dado sinais concretos de uma mudança  na vida de cidades e cidadãos até então condenados a uma combinação perversa de precariedade e incerteza no acesso a um serviço vital. O 'Mais Médicos' pode se tornar o Bolsa Família da saúde pública. O governo não deve desperdiçar o potencial dessa experiência. E as lições que ela encerra para outras áreas.(LEIA MAIS  AQUI)

PML: ‘ESFORÇO CONTRA BOLSA FAMÍLIA É ANTIGO’