Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quinta-feira, 8 de março de 2012

História do 8 de março





No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
 
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

OS CRIMINOSOS E A POLÍTICA



              A Operação Montecarlo da Polícia Federal, de acordo com as informações divulgadas, está revelando constrangedoras ligações entre o crime organizado em Goiás, no Distrito Federal e personalidades políticas importantes daquele estado.
            Um senador da República, das figuras mais respeitáveis na defesa de suas posições conservadoras e no exercício da oposição, revela ter recebido, do explorador de jogos proibidos, Carlos Cachoeira uma cozinha completa como presente de casamento. Com toda a tranqüilidade, segundo os jornais, o senador Demóstenes Torres explica que é amigo há muito tempo do contraventor, e que estava convencido de que ele se havia regenerado. Sabendo-se, como se sabe, que o mesmo explorador de jogos proibidos fora envolvido em rumoroso caso de suborno - a fim de obter vantagens na exploração da Loteria do Estado do Rio de Janeiro- é estranha essa declaração aparentemente ingênua do senador goiano.
            A prisão de Carlos Cachoeira e dos demais envolvidos na exploração de caça-níqueis e do jogo do bicho em Goiás e no Distrito Federal (muitos deles policiais) coincidiu com a sua condenação e a de Waldomiro  Diniz, pela justiça do Rio de Janeiro, a 12 anos de prisão. Assim, pouca dúvida pode restar de que o “empresário” goiano não é um empresário que atua dentro das normas da lei. O jogo de azar é uma atividade proibida no Brasil, desde o governo Dutra. Se ele é tolerado por alguns governos estaduais, essa tolerância é também passível de punição, porque se trata de uma cumplicidade criminosa.  
            As ligações entre a política e o crime organizado não são uma exclusividade de nosso tempo e de nossa geografia. Isso não significa que devamos aceita-las como uma contingência da vida social. Provavelmente nunca conseguiremos ter uma sociedade sem criminalidade, mas devemos combater o crime, assim como combatemos as endemias e as pestes epidêmicas, ainda que provavelmente jamais consigamos extinguir todas elas.
           A prisão dos implicados, a pedido do Ministério Público, pela Polícia Federal, é mais uma operação que nos traz esperanças. A faculdade de investigar os crimes pelo Ministério Público não pode, nem deve, ser limitada, como desejam os delegados de polícia. Nenhuma corporação pode atuar com exclusividade, sem que se submeta ao controle de outras. É assim que a cidadania apoiou a decisão do STF que assegura os poderes do Conselho Nacional de Justiça, bem como a decisão de há quase 3 anos, do mesmo STF, de que o Ministério Público, pode, sim, se considerar necessário, investigar, sobretudo quando os suspeitos são policiais – conforme o relatório e voto da Ministra Ellen Gracie, aprovado por unanimidade pela Segunda Turma do mais alto tribunal.
          Por outro lado, cabe registrar que, não obstante incidentes envolvendo alguns de seus membros, a Polícia Federal já se consolidou como uma instituição republicana, a serviço da Justiça. Foi assim que o delegado Protógenes Queiroz, nisso autorizado pelo juiz Fausto de Sanctis, reuniu provas suficientes para levar à Justiça o banqueiro Daniel Dantas e seus cúmplices. Infelizmente, o poder do banqueiro baiano é de tal natureza, que  virou a justiça pelo avesso, conseguindo safar-se do juiz de Sanctis e do delegado Protógenes Queiroz - hoje deputado federal.
          Não há, como sabemos, e infelizmente, partido político brasileiro que esteja imune à presença de corruptos e concussionários em seus quadros. Isso leva a cidadania a exigir, e a ter a esperança, de que  órgãos como o Ministério Público, e a Polícia Federal,  possam trabalhar com tranqüilidade e rigor, dentro da liberdade que lhes assegurou a justiça, dentro das leis -  no caso Satyagraha - a fim de que as investigações  reúnam as provas necessárias à punição dos culpados. E que a Justiça venha a fazer realmente justiça.
 
 
O leitor, perdido entre a manchete e o fato

Financial Times: As asas da galinha brasileira não vão crescer


Um blog do diário econômico britânico Financial Times comparou o crescimento da economia brasileira a um “vôo de galinha”.
“Enquanto o crescimento da economia da China segue o padrão de um condor, subindo a grande altitudes nas térmicas superiores mesmo quando atravessa o que é tido como um desaquecimento, o crescimento do Brasil em anos recentes se parece com o vôo titubeante de uma galinha”.
O colunista lembra que o Brasil cresceu a uma taxa anualizada de 7,5% em 2010, que o Banco Central foi obrigado a pisar no freio para enfrentar a inflação mas, de repente, percebeu que a economia estava perdendo força. Segundo o colunista, consequência das altas taxas de juros, do câmbio valorizado e do sentimento negativo em relação à crise europeia.
Seria de esperar que o colunista ao menos especulasse sobre se o Banco Central brasileiro errou, pisou no freio exageradamente — sob pressão, diga-se, da dupla mercado-mídia, que pensa primeiro nos banqueiros e depois nos brasileiros.
Ou que deixasse claro, por exemplo, que o vôo de condor da China se dá numa economia muito mais centralizada.
Será que se o Brasil controlar o câmbio tão firmemente quanto a China pode crescer mais? Ou se acabar de vez com a ideia de um Banco Central “independente”?
Mas, nada disso. Diz ele:
Quanto a se a galinha vai um dia crescer para se transformar num falcão ou mesmo num condor, a resposta é não — pelo menos não agora. As ineficiências do Brasil, como o orçamento inchado do governo, que apesar de todos os gastos não consegue investir,  vão impedir o país de atingir as taxas de crescimento acima citadas até que alguém comece a pensar em reformas. Em resumo, a burocracia e os impostos vão garantir que as asas da galinha continuem cortadas.
O governo brasileiro gasta muito com os juros pagos ao “mercado” e, por isso, tem menos dinheiro para investir? Uma das perguntas que ele poderia ter feito. Mas seria pedir demais, não?
PS do Viomundo: Segundo o colunista, a Goldman Sachs reduziu sua expectativa de crescimento do PIB brasileiro em 2012 para 3,1%.
Leia também:
Allen Frances: Um alerta a médicos e pais sobre o déficit de atenção

Blogueira cubana é uma impostora, diz francês e o "Povo" cearense


PROFESSOR DA SORBONNE REVELA QUE YOANI SÁNCHEZ É SEGUIDA NO TWITTER POR MILHARES DE “PERFIS FANTASMAS”.

EM CUBA, ELA É IGNORADA – APENAS 32 PESSOAS (!) A SEGUEM NA ILHA. DE ACORDO COM DOCUMENTOS DIVULGADOS PELO WIKILEAKS, SUA IMAGEM É 'BOMBADA' E DIRIGIDA PELOS ESTADOS UNIDOS.

Yoani se vangloria de ter 214 mil seguidores no Generación Y, o mesmo nome de seu blog. No entanto, ela é seguida por apenas 32 cubanos – um número muito pequeno para quem é tida como a dissidente cubana mais influente da ilha. Para conquistar o restante de sua lista, ela segue 80 mil pessoas no Twitter, uma forma de receber em troca novos usuários. E assim mesmo, 47 mil perfis que figuram na sua página seriam FALSOS.

O estudo revela que o grande responsável pela brilhante campanha de marketing de Yoani é o GOVERNO NORTE-AMERICANO. Vazamentos recentes do WIKILEAKS indicam que, em conversas internas, funcionários do governo americano mostram preocupação com as mensagens pessoais da blogueira, que poderiam comprometê-la internacionalmente.

O BLOG DA FARSANTE NÃO É REFERÊNCIA INTERNACIONAL EM NADA PARA SE CONSULTAR TEMAS  SOBRE CUBA, MESMO COM ENORMES RECURSOS TÉCNICOS, MÁQUINA PUBLICITÁRIA AMERICANA À DISPOSIÇÃO DELA, E AS VERSÕES EM 21 IDIOMAS!!!

VEJA a comparação entre os BLOGS CUBANOS  MAIS  VISITADOS NA ILHA, segundo o Alexa.com,
Os blogs  Generacion Y , Cubadebate yJuventud Rebelde, O BLOG DA YOANI está em  AZUL 

Alexa.com É UMA EMPRESA AMERICANA de ranking na internet, de propriedade da GIGANTE Amazon.com

E O "POVO" CEARENSE DÁ DE CACETE NA BLOGUEIRA PICARETA AMERICANIZADA!

SITE DO JORNAL O POVO DE FORTALEZA, CEARÁ BRASIL TEM MAIS VISITAS EM CUBA DO QUE O FARSANTE BLOG DA ENGANADORA BLOGUEIRA DA CIA (SINA). MESMO COM O SITE CEARENSE TRABALHANDO COM RECURSOS QUE ANDAM LONGE DO QUE A BLOGUEIRA AMERICANA DISPÕE.

Para se ter uma ideia do que significa este número 99 444, o site do O Povo se coloca em 14.043 !!! Nooossa, como tem cearense até em Cuba!!!
A distância entre os dois é abismal! Até nos recursos entre eles.

PESQUISAS, EDIÇÃO E CARICATURA: João de Deus Netto - JenipapoNews

OBAMA NUNCA DEU ENTREVISTA PARA A BLOGUEIRA CUBANA DO INSTITUTO MILENIUM BRASILEIRO GARRASTAZU MÉDICI


Em 2009 (vem de muito!), a imprensa ocidental (PIG no Brasil) divulgou massivamente a entrevista que o presidente Barack Obama havia concedido à farsante blogueira cubana Yoani Sánchez, e que foi considerado um fato excepcional. Yoani também afirmou que enviou um questionário similar ao presidente cubano Raúl Castro e que o mesmo não se dignou a respondê-lo. No entanto, os documentos confidenciais da Sina, publicados pela WikiLeaks, contradizem essas declarações. Foi descoberto que foi um funcionário da representação diplomática estadunidense, em Havana, quem, de fato, redigiu as respostas à dissidente e não o presidente Obama.
Mais grave ainda, a Wikileaks revelou que Yoani, diferente de suas afirmações, jamais enviou um questionário a Raúl Castro. O chefe da Sina, Jonathan D. Farrar, confirmou a informação através de um e-mail enviado ao Departamento de Estado: “Ela não esperava uma resposta dele, pois confessou que nunca enviou (as perguntas) ao presidente cubano”.

Juros a 9%. Dilma promete e cumpre

Saiu na newsletter do Bradesco :

Copom reduziu taxa de juros em 0,75 ponto percentual O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu na noite de ontem a taxa básica de juros em 0,75 ponto, levando a Selic para 9,75% ao ano.


Foi a maior redução desde junho de 2009. A decisão não foi unânime, 5 votos a favor e 2 contra e, em seu comunicado após a reunião, o Copom afirmou que “dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 9,75% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pela redução da taxa Selic em 0,5 p.p.”


Em nossa visão, apesar de breve, o comunicado sinaliza que o processo de afrouxamento monetário seguirá na próxima reunião em abril, sendo que magnitude total do ajuste deve levar a Selic a pelo menos 9% ao final do processo.



O Tombini, o Mantega e a Dilma tiraram a política dos juros das mãos do “mercado”.
A Dilma tinha prometido que ia se aproveitar da crise da Urubóloga para reduzir os juros.
E cumpriu.
O Farol de Alexandria ( FHC) foi aquele que levou a Selic a 40%, não foi, amigo navegante ?

Paulo Henrique Amorim

Protógenes quer abrir CPI do Caso Cachoeira

“Uma verdadeira ameaça ao Estado Democrático de Direito, fragilizando suas instituições”, disse Protógenes
O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu:

Caro Jornalista,

Bom dia!

Você recebe em anexo o requerimento encaminhado pelo Deputado Federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, solicitando a criação da CPI do caso Cachoeira (texto abaixo).

Deputado Delegado Protógenes (PCdoB – SP) requer criação de CPI para investigar o caso “Cachoeira”


O Deputado Federal pelo PCdoB-SP, Protógenes Queiroz entrou com pedido hoje (07/03) ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, solicitando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o chamado caso “Cachoeira”.  A CPI, composta de 25 membros e igual número de suplentes, tem a finalidade de investigar, num prazo de 180 dias, os desdobramentos da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que levou à prisão de 35 pessoas do grupo liderado por Carlos Augusto Ramos, o “Carlinhos Cachoeira”, conhecido explorador de jogo do bicho e caça-níqueis no estado de Goiás.


Segundo informações divulgadas pela imprensa nas últimas semanas, a quadrilha de Carlinhos Cachoeira realizava interceptações clandestinas de telefones e e-mails com cunho político, além de manter estreita ligação com parlamentares, o que facilitou seus negócios clandestinos ao longo de anos.


No pedido enviado à Presidência da Câmara dos Deputados, Protógenes Queiroz alega que os atos de contravenção e corrupção encabeçados por Cachoeira constituem “uma verdadeira ameaça ao Estado Democrático de Direito, fragilizando suas instituições”. Em pronunciamento, realizado nesta quarta-feira (07/03), no Plenário da Câmara dos Deputados, Protógenes ressaltou que a Operação Monte Carlo teve inicio com as suspeitas de sofisticada prática de espionagem política, inclusive com  monitoramento ilegal de dados.


Assista à integra do discurso do Deputado Protógenes solicitando a instalação da CPI.

Brasil está mais igual e pobreza cai 7,9% em 2011

Brasil está mais igual e pobreza cai 7,9% em 2011
PAÍS ATINGE MENOR NÍVEL DE DESIGUALDADE SOCIAL DESDE 1960, APURA PESQUISA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; ÍNDICE DE POBREZA DECRESCE TRÊS VEZES MAIS RÁPIDO DO QUE A META DO MILÊNIO DA ONU; PAÍS RURAL DOS ANOS 1960 E FAVELIZADO NOS 80 RESGATA PARTE DA DÍVIDA SOCIAL AGORA; “QUEDA É ESPETACULAR E DEVE CONTINUAR”, DIZ PESQUISADOR; “A MÁ NOTÍCIA É QUE AINDA ESTAMOS ENTRE OS 12 PAÍSES MAIS DESIGUAIS DO MUNDO”

Por Agência Estado

O Brasil atingiu em 2012 o menor nível de desigualdade desde 1960, apesar da crise na Europa. De acordo com a pesquisa "De volta ao País do Futuro" do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV), o índice de Gini - que varia de 0 a 1, sendo menos desigual mais próximo de zero -, caiu 2,1% de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, chegando a 0,5190.

A projeção da FGV é que a desigualdade continue se reduzindo ano País, levando o índice a 0,51407 em 2014. "A má notícia é que ainda somos muito desiguais e estamos entre os 12 países mais desiguais do mundo. Mas a queda é espetacular e deve continuar", afirmou Marcelo Neri, coordenador da pesquisa.

Leia mais

 

Copom reduz a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual. "DEMÓSTENES: O IMPORTANTE É A CAUSA"

*PIB fraco e dilúvio de dinheiro especulativo sacodem a política econômica: BC corta juros em 0,75 pp (leia reportagem nesta pág)** 'A crise e a volta do Estado-Nação' (LEIA MAIS AQUI)**O Brasil menos desigual dos últimos 50 anos: pesquisa da FGV mostra que a renda dos 50% mais pobres cresceu 68% na última década** a dos  10% mais ricos cresceu 10%.* PAC 2  investiu R$ 204,4 bi em 2011: 21% dos R$ 950 bi   programados até 2014
Mais um torquemada da moralidade pública tem sua natureza inflamável exposta às labaredas da santa inquisição que tantas vezes ajudou a atiçar. Pré-cozido nas chamas purificadoras do incinerador de reputações ao qual costuma servir, o senador Demóstenes Torres (Demo-GO), teria trocado, conforme registros da PF,  298 ligações telefônicas com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso pela operação Monte Carlo. A  amizade é antiga.  Remete a 1999, quando o presidente dos Demos era secretário de segurança de Goiás, no governo Marconi Perillo, outro camarada do peito  do influente Cachoeira. Coincidentemente, o contraventor foi o pivô de uma negociação de propina filmada por ele, em 2004,  que resultou na demissão do assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz. O episódio desencadearia  uma espiral de ataques ao governo do PT que a coalizão demotucana --tendo Demóstenes como uma de suas vozes mais inflamadas-  pretendia culminar com o impeachment de Lula, em 2005. (LEIA MAIS AQUI)
 

|