Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Com Serra, refinarias do Nordeste e indústria naval vão para o ralo, e pré-sal será entregue a estrangeiros


Um dos tucanos mais próximos de José Serra na área econômica, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB/ES), concedeu entrevista à Folha (aqui), onde entrega os planos do PSDB para a Petrobras:

Para tucanos, refinarias do Nordeste são mau investimento.

Declaração de Vellozo Lucas: "A Petrobras está desviando recursos para investimentos de rentabilidade duvidosa, como as refinarias do Nordeste".

Tradução: Refinarias são menos lucrativas do que outros investimentos, então as refinarias do Nordeste não seriam mais construídas, se Serra ganhasse.

Em tempo: mesmo menos lucrativas, refinarias são necessárias ao país, senão tem que exportar petróleo e importar gasolina, diesel, etc. Ou seja, exporta-se commodities (matéria-prima, mais barata) e importa-se produto industrializado, mais caro.

Plataformas e navios voltariam a ser encomendados no exterior

Declaração de Vellozo Lucas: "A empresa contrata serviços e equipamentos pagando três, cinco vezes mais caro que as concorrentes. É isso o que o mercado olha."

Tradução: Se Serra ganhar vai encomendar plataformas e navios da Petrobras no exterior, gerando desemprego e crise na industria naval nacional. Até 2002, os tucanos encomendavam plataformas e navios no exterior, mesmo quando a diferença de preço no mercado nacional era muito pequena (abaixo de 5%), desconsiderando o efeito que uma encomenda no Brasil traz para o emprego, para a engenharia e tecnologia nacional, para a economia e para o mercado interno.

Em tempo: O tucano exagera ao extremo, quando diz que a empresa paga muito mais caro que as concorrentes.

Repare na declaração: "É isso o que o mercado olha"... Os tucanos serristas, acham que uma empresa como a Petrobras deve submeter-se cegamente ao que o mercado financeiro quer.

Pré-sal seria leiloado e entregue para empresas estrangeiras

Declaração de Vellozo Lucas: "A mudança da lei é o maior erro estratégico de política econômica da nossa história." - referindo-se ao modelo de partilha modificado agora, comparado ao modelo de concessão de FHC.

Tradução: Com Serra, as jazidas de petróleo do pré-sal voltariam a ser leiloadas e entregues para empresas estrangeiras explorarem na forma de concessão.

Em março, tucano disse que "não tinha como dar certo a capitalização da Petrobras"

Em 22 de março de 2010, Vellozo Lucas atacou a capitalização da Petrobras no jornal Valor Econômico: “Não há como essa operação dar certo. As ações da Petrobras não se valorizam na expectativa da capitalização. Se os minoritários forem prejudicados na avaliação das reservas, o valor da empresa desaba diz".

Pois a Petrobras fez a maior capitalização da história mundial, com pleno êxito.

Naquela entrevista o tucano também dizia que "Programa do PSDB trará revisão do pré-sal" (aqui para não assinantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.