Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estadão segue Folha e usa chantagista como fonte



O Estado de S. Paulo publica uma matéria que equipara o outrora sisudo diário paulista às “folhices” da Folha de S. Paulo. Hoje, o jornal soltou a matéria “TV de Lula contrata empresa que emprega filho de Franklin”, dando a entender que o secretário de Comunicação de Lula, Franklin Martins, teria beneficiado a emissora (RedeTV) . Nem comentei mais cedo, porque a simples leitura da matéria dava para fazer perceber a “forçação” de barra do jornal.

Começa-se por chamar a EBC, nome comercial da TV Brasil de “TV do Lula”. Nunca ouvi, nem você deve ter ouvido, alguém chamar a TV Brasil de TV do Lula. No máximo muitos a continuam chamando de TVE, seu nome antigo. Depois, fala-se de uma “licitação feita ás pressas” , quando todos sabem que licitações têm prazos legais definidos e têm que ser realizadas dentro do ano orçamentário, sob pena de se perderem os recursos. E, por último, o único caso que eu já vi de empresário que teria “ajudado” a confecionar o edital – ou seja, dirigido a licitação – mas que perdeu no preço, para outra empresa.

O ministro Franklin Martins emitiu hoje uma nota que aborda todos estes pontos. E acrescenta mais dois. Seu filho não é dirigente da RedeTV ou de seu ramo de informática, mas empregado. E, com farta documentação, comprova que a linha seguida pela matéria é a mesma que um empresário que perdeu contratos junto á EBC está usou em uma tentativa de chantagem, a qual foi devidamente encaminhada à Polícia Federal.

(…) a matéria reproduz, em grandes linhas, as afirmações constantes de ação popular movida pelo Sr. Angelo Varela de Albuquerque Neto contra a EBC. Isso fica claro também nas perguntas enviadas pelo repórter mim e a EBC . Esse senhor, no início de 2009, na iminência de perder contratos de utilização de software com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, mantenedora da TVE, passou a ameaçar e a chantagear funcionários tanto da Acerp quanto da EBC”, diz a nota de Martins, que pode ser lida, assim como os documentos anexos, no Blog do Planalto.

A “escola de jornalismo” inaugurada pela Folha, de usar qualquer fonte para atacar a honra alheia vai acabaer rendendo um bom dinheiro, e legítimo, a Franklin Martins. Lá, na Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.