Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Documento com foto, além do título, será exigido para votar

Este ano, eleitores terão de apresentar o título, e também um documento com foto para conseguir votar

Quem está sem o título de eleitor, com o documento em mau estado ou dados eleitorais desatualizados tem até as 19h do dia 23 de setembro para regularizar sua situação em qualquer um dos 149 cartórios eleitorais do Estado do Rio. Caso contrário, não poderá votar nas eleições.

Este ano, a legislação eleitoral passou a exigir, além do título, a apresentação de um documento de identificação com foto do eleitor na hora da votação.

Segundo o corregedor regional eleitoral do Rio, juiz Luiz de Mello Serra, para facilitar a emissão do documento, o eleitor poderá pedir a reimpressão de seu título em qualquer cartório eleitoral, bastando apresentar a carteira de identidade: — Os cartórios funcionam até nos fins de semana para garantir ao eleitor o direito de participar da eleição. Para solicitar um novo título, basta entregar um documento oficial com foto, como a cédula de identidade, e em cinco minutos terá a reimpressão de seu título. Os eleitores devem desde já verificar se o documento está em ordem para evitar problemas. No dia da eleição, quem não estiver munido de título e documento oficial com foto não poderá votar.

Para tirar a 2ª via, o eleitor deve comparecer ao cartório de sua zona eleitoral. Para a reimpressão do documento, basta levar a identidade a qualquer cartório eleitoral. Mas quem nunca teve título de eleitor não poderá votar, pois o prazo para isso já acabou no primeiro semestre.

É preciso que o eleitor não deixe para a última hora — diz o juiz.

No dia da votação, em 3 de outubro, é importante o eleitor levar a cola eleitoral com os nomes e números de seus candidatos para facilitar a votação. A ordem de votação é: deputado estadual, deputado federal, duas vezes senador, governador e presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.