Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quarta-feira, 13 de maio de 2015

ESTUDANTE CRITICA MATÉRIA DA GLOBO: “TUDO MENTIRA”

Quem está gastando dinheiro para tirar o Blog da Cidadania do ar?

MSM CAPA

Desde o último sábado (9), o Blog da Cidadania começou a sair do ar de forma intermitente e o problema foi aumentando até a tarde de terça-feira (12), quando a página praticamente saiu de vez do ar e só voltou a funcionar plenamente na madrugada desta quarta.
Contatada a empresa que hospeda o Blog, o primeiro “diagnóstico” foi o de que a audiência da página havia subido muito e, portanto, seria necessário contratar mais “memória”, ou seja, pagar para a empresa para a página ter mais capacidade para receber visitas de supostos leitores.
Nenhuma providência como essa foi suficiente. Foi contratada mais memória e não adiantou Quanto mais memória, mais “audiência” fajuta que esgotava a capacidade da página.
O técnico particular do Blog – que não trabalha na empresa que hospeda a página – estava fora de São Paulo pelo feriado e só voltou a atuar na segunda-feira à tarde, quando detectou que o que estava acontecendo era, na verdade, um “ataque de negação de serviço” também conhecido como DoS Attack, um acrônimo em inglês para Denial of Service.
Isso significa uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores, ou seja, para fazer “cair” o Blog.
Isso é feito da seguinte forma: quem quer “derrubar” um determinado site CONTRATA – ou seja, paga – para criar um servidor – de preferência, fora do país – e nele instalar um “robô” – um programa – que envia requisições de acesso ao site atacado, só que em uma quantidade imensa.
Milhares de requisições de acesso são enviadas pelo “robô” àquele site e ele acaba “travando” por excesso de demanda.
Isso vem sendo feito contra o Blog da Cidadania desde o sábado até o presente momento. Algumas dezenas de servidores foram contratados para enviar milhares e milhares de requisições de acesso à página, razão pela qual desde o último sábado ela está saindo do ar de forma intermitente.
Na última terça-feira à tarde, o problema se agravou e o Blog saiu do ar de vez.
Eis alguns IPs (endereço dos computadores) e sites de onde vêm sendo feitos os ataques.
185.62.188.91
185.62.188.98
118.123.14.86
80.82.78.96
89.248.171.135
37.115.185.56
14.33.247.130
136.243.36.80
185.62.188.91
185.62.188.98
hospedado em: blazingfast.io
Isso é só um pequeno exemplo de quantas máquinas ficaram enviando requisições ininterruptas de acesso ao Blog de forma a sobrecarregá-lo e tirá-lo do ar. Há muito mais.
Por precaução, na noite de terça o técnico do Blog tirou a página do ar para preparar o sistema para tentar impedir novos ataques, mas, também, para obter informações sobre quem está atacando.
Como não se sabe quanto dinheiro quem está fazendo isso pretende gastar, não se sabe se a página não sairá do ar de novo. Já foi reforçada a estrutura defensiva, mas, como já foi dito, se o sabotador tiver muito dinheiro para gastar isso não para nunca.
Evidentemente que isso é feito para impedir o Blog da Cidadania de continuar no ar. Alguém está sentindo-se muito incomodado pelo que é publicado aqui e não está poupando recursos – sobretudo financeiros – para esmagar a liberdade de expressão.
Como não existe acusação que possa ser feita ao autor desta página, quem está promovendo esse ataque partiu, literalmente, para a violência.
Vamos entender o que está acontecendo. Usando uma metáfora muito apropriada, é como se alguém se sentisse muito incomodado pelo que publica um pequeno jornal e mandasse um bando de brutamontes invadir esse jornal e quebrar tudo por lá.
Estamos falando de censura, de um ataque à liberdade de expressão que se vale de poder econômico, pois cada servidor usado custa uns 50 reais para ser contratado, e foram dezenas.
Há uma outra possibilidade de se fazer isso sem gastar dinheiro. Quem quer derrubar o site pode invadir outros servidores e de lá fazer esse tipo de ação. Só que aí tem que ter um técnico muito bom, que tem que ser muito bem pago, o que talvez fique até mais caro.
A pergunta final é a que intitula o texto. Quem teria tanto trabalho apenas para tirar um blog como este do ar? A quem esta página está incomodando tanto?
Não é difícil saber quem são as pessoas ou grupos que se sentem incomodados pelo que é publicado aqui. Basta ler o Blog e tirar conclusões. Não há tantas possibilidades assim.
Quem está atacando esta página está cometendo crime. Esse crime obviamente que será denunciado nos próximos dias à delegacia especializada em internet. Porém, isso não será suficiente. Para fazer a coisa andar não basta o boletim de ocorrência.
A outra providência a ser tomada será fazer uma representação ao Ministério Público Federal e outra à Polícia Federal.
A investigação irá andar? Será que essas instituições estão preocupadas com ataques à liberdade de imprensa e de expressão? Descobriremos em breve.
O que está acontecendo é do interesse de todos os que defendem essas liberdades. Hoje é este site, amanhã será o seu. Ah, mas eu não tenho site, blog, nada. Mas deve ter um perfil em uma rede social. Se você se tornar relevante de alguma maneira, serão usados métodos análogos para calá-lo.
O que você pode fazer em defesa da liberdade de expressão, de pensamento, de imprensa é divulgar esta denúncia e repudiar publicamente iniciativas como a dos que estão tentando tirar o Blog da Cidadania do ar.
Para finalizar, vale dizer que é lamentável que o Brasil esteja sendo submetido a ações como a supra descrita. Milhares e milhares de ataques como esse são feitos todos os dias em todo o mundo, mas por razões políticas concretas, não. O caso relatado é muito específico.
Alguém está gastando dinheiro que não será recuperado só para calar alguém – no caso, este Blog. Isso equivale a contratar um capanga para surrar ou até matar alguém por não gostar do que pensa e diz. Essa é uma reflexão que tem que ser feita.
Será que esse problema também é seu?