Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A CIA, O PRÉ-SAL E O SONHO DE DARCY RIBEIRO


Especial - 1973/2013: A via eleitoral para o socialismo morreu com Allende ? 

Emir Sader, José Luis Fiori, Mauro Iasi, Carlos Omnami, Hugh O'Shaughnessy

*Data venia, senhor juiz:
*Jurista Luiz Flávio Gomes, referência de Barbosa contra os embargos infringentes, defende a pertinência do recurso no caso da AP 470 (por Najla Passos)

*Processualista Sergio Bermudes  envia parecer ao STF favorável aos embargos infringentes 

*Jurista Celso Bandeira de Mello critica ameaça ao direito de José Dirceu a um 2º julgamento

*74% apoiam o 'Mais Médicos', que ensina o caminho das pedras ao governo: afrontar o conformismo incremental;  agir sobre o emergencial e o estrutural, ao mesmo tempo e com igual intensidade. Como acontece com os corredores de ônibus, em SP.


Egressa do trabalhismo, a presidenta Dilma certamente não citou a  frase do ex-reitor de Harvard,Dereck Bok, nesta 2ª feira, sem associá-la intimamente à memória de um parceiro de filiação. ‘Caro é a ignorância', disse Dilma ao sancionar a lei que destina 75% da receita do Fundo do Pré-sal para a escola brasileira e 25% para a saúde pública. Era exatamente assim também que o educador, antropólogo e brizolista,Darcy Ribeiro (1922-1997), fuzilava o conservadorismo quando contestado em seus planos para a educação. A carpintaria das rupturas era sua especialidade. Sem elas, dizia, o país não sairia do conformismo incremental diante do miserê a que fora condenado pelas elites. Uma que provocaria estupefação foi o seu projeto de escola de tempo integral, os Cieps, ou Brizolões, que marcariam os dois governos de Leonel Brizola no Rio. Além do currículo regular, Darcy comprovaria a cepa de visionário acrescentando à grade dos ‘Brizolões' uma inovadora sessão de tele-educação: programação marcada pela pluralidade para desenvolver nas crianças o senso crítico em relação à mídia, desde os primeiros anos escolares. Enxergava longe... Na sanção do Fundo do Pré-Sal, nesta 2ª feira, a Presidenta Dilma sublinhou a esperança de que o país possa caminhar, mais depressa, para implantar  escolas de tempo integral. Poderia ter dito,"aquilo que Darcy chamava de ‘os pais sociais' da infância pobre". Seu sonho de uma escola emancipadora, não um mero adestramento para mercado, agora terá dinheiro para ressuscitar. Resta saber quem irá sonhá-lo.  (LEIA MAIS AQUI)

“FUI TRANSFORMADO NO PRINCIPAL ALVO DO ÓDIO DA ELITE”

CNT: 58% APROVAM DILMA E 73%, MAIS MÉDICOS