Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tucano Alckmin quer vender Cesp para governo Dilma

Tucano pensa que engana:Alckmin quer vender usina velha para Dilma


O Estadão de domingo estampou entrevista do governador, em que dizia que iria ajudar a Dilma. Lembra? Agora, a Folha traz essa matéria dizendo que ele quer vender a CESP para o governo federal, para nao ficar com a pecha de privatizante. ocorre que as concessoes de exploraçao da CESP expiram em 2015. Ou seja, de acordo com a lei, os ativos da empresa revertem para a Uniao. Assim, ele que vender ao governo federal, usinas que JÁ serao propriedade federal a partir de 2015. Naturalmente, deve querer preço de usina nova.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin PSDB, autorizou que sua equipe negocie a venda da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), terceira maior geradora de eletricidade do país, para o governo Dilma.
Alckmin planeja vender a empresa, mas, para evitar o rótulo de privatizante, manifesta simpatia pelo modelo adotado na venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil.

Em 2008, o governo Serra obteve R$ 5,386 bilhões com a venda da Nossa Caixa para o BB. Como o banco foi vendido para o governo petista, partido e sindicatos impuseram pouca resistência.

Hoje, o governo Alckmin idealiza repetir a operação. Pela fórmula em estudo, a Cesp seria vendida para Furnas, empresa do sistema Eletrobrás, a estatal federal do setor elétrico.

Embora existam outras alternativas em estudo, essa modelagem seria praticamente a mesma da Nossa Caixa. E funcionaria como alternativa ao antigo projeto de privatização da estatal paulista, que fracassou nas últimas três tentativas -em 2000 (Mario Covas), 2001 (Geraldo Alckmin) e 2008 (José Serra).

O governo de São Paulo espera que o governo renove as concessões de duas das maiores usinas hidrelétricas da Cesp -Jupiá e Ilha Solteira-, que vencem em 2015.

Há dois anos, a privatização da Cesp empacou por conta de incertezas em relação à renovação das concessões. O governo esperava obter mais de R$ 6 bilhões com a privatização.

Na disputa pela Cesp estavam as maiores empresas do setor elétrico nacional.Mas, sem a garantia de que as hidrelétricas poderiam operar, não houve ofertas.

Titular da recém-criada Secretaria de Energia, o tucano José Anibal se reunirá ainda este mês com a equipe da presidente Dilma Rousseff para discutir a situação.Ainda segundo Anibal, uma alternativa seria aumentar a participação do governo federal na Cesp em troca da ampliação do prazo de concessão.

Com a Cesp, Furnas se tornaria a maior geradora de eletricidade brasileira, passando a administrar o segundo maior parque hidrelétrico do país -atrás só de Itaipu.

A operação seria uma resposta ao avanço da Cemig. Detentora de 20% da distribuição de energia no país, a estatal mineira tem planos de adquirir ao menos outras quatro distribuidoras.

Para conduzir a negociação, Alckmin nomeou Mauro Arce presidente da Cesp. Arce comandou as privatizações no setor elétrico durante o governo Covas no Estado (1995 a 2001).Informações da Folha
Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.