Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

“Quem cuida da Amazônia é o Brasil” é lema de seminário em Manaus

"Quem cuida da Amazônia brasileira, a serviço da humanidade e de si mesmo, é o Brasil". Sob esse lema, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) promove o seminário “Rumo 2022: desafios estratégicos para a Segurança da Amazônia”. O evento, que começou na última quarta-feira (11), prossegue até domingo (15), em Manaus (AM). Além das apresentações e debates, os participantes visitarão uma Brigada de Infantaria de Selva e a um Pelotão Especial de Fronteira, neste sábado (14).

A SAE, em parceira com o Exército, reuniu 80 especialistas para diagnosticarem os principais desafios da presença militar na Amazônia, principalmente quanto à integração regional, o desenvolvimento sustentável e as estratégias de segurança, que requer maior presença do Estado na região.

Ao final do evento, será elaborado um documento que servirá para orientar o planejamento estratégico para a defesa-desenvolvimento da Amazônia, com definição das prioridades e o volume de recursos a serem alocados. O documento reunirá o quadro atualizado dos problemas e servirá para orientar o trabalho de defesa da região até o ano de 2022.

O evento pretende capacitar servidores do governo federal, militares das Forças Armadas e representantes de entidades públicas e privadas, na execução de políticas públicas que sejam propostas.

Vigilantes

A Estratégia Nacional de Defesa preconiza que o Brasil será vigilante na reafirmação incondicional de sua soberania sobre a Amazônia brasileira, e não permitirá que organizações ou indivíduos sirvam de instrumentos para interesses estrangeiros.

Para cumprir a tarefa de realizar estudos e pesquisas para o planejamento de longo prazo governamental e contribuir para a implementação da Estratégia Nacional de Defesa, a Secretaria de Assuntos Estratégicos criou o programa “Encontros da SAE”.

O programa realiza palestras, seminários e oficinas de trabalho visando aprofundar o entendimento de temas considerados estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico e para a segurança nacional. Entre os assuntos a serem examinados no ano de 2010 estão a segurança da Amazônia e da “Amazônia Azul”.

O seminário faz parte desse programa e está sendo realizado na forma de painéis e contará com duas conferências: a conferência de abertura foi do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, e a de encerramento, será do ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães.

Com informações da SAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.